Tuesday, February 28, 2017

Notícia Universidade aliada à Microsoft desenvolve ferramenta que otimiza streaming de jogos online

Notícia Universidade aliada à Microsoft desenvolve ferramenta que otimiza streaming de jogos online


Pesquisadores da Universidade Duke em colaboração com a Microsoft estão trabalhando em uma nova ferramenta capaz de reduzir em até 83% o consumo de banda em jogos online. Serviços de streaming de jogos não é uma novidade, por anos vimos o OnLive levar a vários usuários donos de hardware modestos a possibilidade de rodar jogos avançados. O mesmo pode ser aplicado ao PlayStation Now, solução da Sony que permite você ter acesso aos jogos do PlayStation 3 sem a necessidade de ter um console.
Isso é possível graças aos servidores das empresas que processam todo o jogo e enviam apenas a imagem para o usuário. No entanto, isso acaba exigindo uma alta demanda na largura de banda. Com a nova ferramenta desenvolvida pela Universidade Duke, o hardware usado pelo usuário também poderá ajudar no processamento do jogo. Com isso, não será necessário que tudo seja enviado já “mastigado” para você, reduzindo consideravelmente a quantidade de informação transferida. Isso ajuda a desafogar a banda, melhorando o desempenho especialmente em conexões lentas.
Grande parte do processamento ainda será feito na parte do servidor, especialmente a parte de texturas e sombreamento que mais exigem do hardware. Tudo é projetado para que um jogo ofereça a melhor qualidade gráfica rodando a 60 quadros por segundo. Com a ajuda dos potentes chipsets dos dispositivos móveis da atualidade, será possível contribuir para este processamento e gerar efeitos adicionais, como partículas, luz, entre outros, reduzindo a carga dos servidores.
Os pesquisadores convidaram 50 jogadores ‘hardcore’ para testarem a ferramenta com o jogo Doom 3. Foram comparadas uma solução normal via nuvem e a nova da universidade. Os participantes comentaram que não notaram diferença no tempo de resposta dos comandos, conquistando a mesma pontuação no jogo. Com isso, os desenvolvedores esperam que empresas como Sony, Valve ou outras do mercado tenham interesse na ferramenta para desenvolver nossas soluções de streaming de jogos. Vamos torcer para que novidades cheguem em breve.

Available link for download